Coreia do Norte confirma sucesso de lançamento de míssil de médio alcance

(Acrescenta declarações de Kim Jong-un e detalhes do teste).

Seul, 21 mai (EFE).- A Coreia do Norte afirmou neste domingo que o lançamento de um míssil de médio alcance realizado ontem, o segundo em menos de uma semana, foi um sucesso, informou a agência estatal "KCNA".

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, observou o lançamento do novo míssil Pukguksong-2, acrescentou a agência estatal, que não detalhou quando foi realizado o teste armamentístico.

Foi o segundo teste similar realizado em menos de uma semana. No último dia 15, Pyongyang lançou o Hwasong 12, um novo míssil de médio alcance que foi avaliado como um avanço importante na corrida armamentista do regime norte-coreano.

Segundo destacou a "KCNA", Kim Jong-un aprovou o lançamento do Pukguksong-2 e o classificou como uma "exitosa arma estratégica".

O líder norte-coreano afirmou que os cientistas e especialistas militares do país "continuarão produzindo mais e melhores armas" para "reforçar as capacidades de ataque nuclear" do país.

O míssil, também conhecido como KN-15, é um projétil de médio alcance que foi testado pela primeira vez pela Coreia do Norte no dia 12 de fevereiro.

O novo lançamento visava fazer "as comprovações finais" sobre todos os aspectos técnicos da arma e "examinar a sua adaptação a diferentes condições de batalha antes da implantação em unidades militares", afirmou a "KCNA".

A Coreia do Norte disparou o míssil em direção ao leste de um ponto próximo a Pukchang, na província de Pyongan Sul, às 16h59 locais (4h59 em Brasília), segundo a Coreia do Sul.

O míssil atingiu uma altitude máxima de 560 quilômetros e percorreu uma distância de 500 quilômetros, de acordo com Seul.

Foi o oitavo teste de mísseis realizado pelo regime de Pyongyang neste ano e o segundo desde que o novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, assumiu o cargo.

Os especialistas consideram que os últimos testes pressionam o novo governo de Seul, que prometeu melhorar as relações com Pyongyang mantendo ao mesmo tempo o mecanismo de sanções.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos