Kang Kyung-hwa é a nova ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul

Seul, 21 mai (EFE).- O novo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, nomeou neste domingo Kang Kyung-hwa, atual assessora especial para assuntos políticos do secretário-geral da ONU, como ministra das Relações Exteriores.

Sua nomeação oficial, que ainda deve ser aprovada pelo Parlamento, significaria na primeira mulher a ocupar o cargo na Coreia do Sul e constitui em uma aposta de peso com o objetivo de melhorar os laços com a Coreia do Norte, uma das principais metas de Moon em um momento de grande tensão na península coreana.

Formada em ciências políticas e diplomacia pela prestigiada Universidade de Yonsei, Kang, de 62 anos, trabalhou como jornalista para a emissora pública "KBS", antes de ingressar no próprio ministério, onde passou a trabalhar na missão sul-coreana na ONU, em 2001.

Em 2007, foi nomeada alta comissionada adjunta para os Direitos Humanos e em 2013, subsecretária geral de Assistência de Emergência no Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários, antes de ocupar o atual cargo como assessora de António Guterres, desde o início do ano.

Após dez anos de péssimas relações entre os governos conservadores de Seul e o regime de Pyongyang, o liberal Moon Jae-in pretende reabrir os canais de diálogo, mas decidindo, por sua vez, manter as sanções que pesam sobre o Estado Juche como castigo pelos seguidos testes com armas de destruição em massa.

Na mesma entrevista coletiva, Moon confirmou Kim Dong-yeon, presidente da Universidade Ajou, em Suwon, como novo ministro das Finanças.

Kim, de 61 anos, começou a sua carreira acadêmica em 2015 após três décadas trabalhando em diferentes postos ministeriais relacionados com políticas fiscais e orçamentais.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias "Yonhap", o presidente sul-coreano justificou a sua decisão destacando a longa experiência de Kim no campo das finanças públicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos