Interpol divulgará "alerta vermelho" para captura de ex-presidente

Panamá, 22 mai (EFE).- A Interpol divulgará o "alerta vermelho" para a busca e captura do ex-presidente panamenho Ricardo Martinellim que governou entre 2009 e 2014, conforme informou nesta segunda-feira uma fonte policial à Agência Efe.

O responsável pela Diretoria de Investigação Judicial (DIJ) do Panamá, Marcos Córdoba, disse que "já foi aprovado o alerta vermelho, agora falta a comunicação através da Chancelaria".

Martinelli, que enfrenta denúncias por corrupção em seu país, reside desde janeiro de 2015 nos Estados Unidos e teve a extradição pedida pelo Panamá por conta do caso que se refere à suposta intercepção ilegal de comunicações eletrônicas a opositores, líderes civis, jornalistas e empresários.

De acordo com a informação à qual a Efe teve acesso, a Interpol emitiu de Paris o "alerta vermelho" "a requerimento da Suprema Corte de Justiça", do Panamá, que tramita os casos contra Martinelli na condição de deputado do Parlamento Centro-Americano (Parlacen).

Os supostos delitos que sustentam esta notificação são "contra a inviolabilidade do segredo e do direito à intimidade (interceptação de comunicações sem autorização judicial) e delito contra a inviolabilidade do segredo e do direito à Intimidade (acompanhamento, perseguição e vigilância sem autorização judicial)".

Também por "delito contra a administração pública em diferentes formas de peculato (peculato por subtração ou malversação) e delito contra a administração pública em diferentes formas de peculato".

Até o momento, o Ministério de Relações Exteriores do Panamá, que recebeu a comunicação da Interpol, não se pronunciou a respeito do caso. Martinelli tampouco se referiu ao assunto em sua conta do Twitter, onde é muito ativo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos