Membros do Parlamento Europeu e do Eurolat avaliam relações bilaterais

Roma, 22 mai (EFE).- Membros do Parlamento Europeu e parlamentares latino-americanos se reúnem desde esta segunda-feira em Florença (Itália) para "avaliar" as relações bilaterais e preparar a próxima cúpula da Celac, informou a instituição europeia.

Os parlamentares tratatão temas que afetam a relação bilateral como o Tratado Transatlântico de Comércio e Investimentos (TTIP) e o Transpacífico (TTP), além da criação de uma área comum de investigação entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

No programa da assembleia está previsto um Fórum de Mulheres e encontros sobre a volatilidade dos alimentos, o tráfego de armas, a redução das desigualdades sociais e como fazer frente às dívidas soberanas.

Além disso, serão trabalhados sobre outros temas da atualidade, como os últimos eventos políticos na Venezuela e no Brasil, o processo de paz na Colômbia, as relações com a nova administração americana, a crise migratória e a ratificação do acordo UE-Cuba de diálogo político e cooperação.

A inauguração formal acontecerá amanhã e nela participará o presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, e os dois presidentes da Assembleia Euro-Latino (Eurolat), o espanhol Ramón Jáuregui e o brasileiro Roberto Requião.

O futuro da UE, 60 anos após a assinatura do Tratado de Roma, "em um contexto de crescente ameaça populista em vários Estados-membros, e as consequências do Brexit para a relação bilateral", será também abordado pelos reunidos em Florença, segundo o PE.

A assembleia Eurolat, criada em 2006, é a instituição parlamentar da Associação Estratégica Birregional de 1999 que adota e apresenta resoluções e recomendações a diversas organizações, instituições e grupos ministeriais.

Ela é integrada por 150 membros, 75 do Parlamento Europeu e 75 do latino-americano e se reúne em sessão plenária uma vez ao ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos