Trump promete a Netanyahu que "Irã nunca terá armas nucleares"

Jerusalém, 22 mai (EFE).- "O Irã nunca terá armas nucleares", prometeu o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no início da sua reunião de trabalho nesta segunda-feira em Jerusalém.

Trump qualificou de "terrível" o acordo nuclear alcançado em 2015 entre Irã e Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha), dizendo que o mesmo deu a Teerã "riqueza, prosperidade e a capacidade de continuar com o terrorismo".

"Em qualquer lugar aonde vamos, vemos sinais do Irã, seja no Iêmen ou no Iraque, vemos soldados, dinheiro ou armas", manifestou Trump.

Questionado pelos jornalistas, o presidente americano afirmou que durante a reunião que manteve recentemente com o ministro de Exteriores russo, Sergey Lavrov, "nunca mencionou a palavra ou o nome de Israel".

Deste modo, o presidente americano respondia ao escândalo provocado ao dizer que supostamente tinha revelado informação secreta aos russos, cuja fonte supostamente era Israel.

De fato, afirmou que a cooperação de inteligência entre os dois países é "estupenda, genial, nunca foi melhor".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos