Topo

Alejandro Toledo reaparece em público e promete notícias "contundentes"

23/05/2017 22h43

Nações Unidas/Lima, 23 mai (EFE).- O ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, reivindicado pela Justiça de seu país, onde é acusado de receber subornos da Odebrecht, reapareceu em público nesta terça-feira em um ato na sede das Nações Unidas.

Toledo compareceu a uma recepção noturna no marco de uma conferência sobre desenvolvimento que começou hoje e em cujo segundo dia, nesta quarta-feira, deve fazer um discurso.

O ex-presidente peruano subiu no palco durante alguns minutos e falou brevemente em inglês, o que transmitiu ao vivo através de sua conta na rede social Twitter.

Também hoje, em entrevista à emissora de rádio peruana "RPP Notícias", Toledo disse que não responderia à ministra de Justiça, Marisol Pérez Tello, que lhe pediu hoje que não corra da Justiça peruana, porque "em dois ou três dias, haverá notícias muito fortes, contundentes".

"Estou em um país onde o devido processo é respeitado, não vou falar deste assunto", reforçou o ex-governante quando a jornalista Milagros Leiva lhe perguntou quando se porá à disposição da Justiça, que o investiga por suposta lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

O empresário Marcelo Odebrecht declarou à Justiça dos Estados Unidos que entregou um suborno de US$ 20 milhões a Toledo para ganhar a concessão para a construção de dois trechos da estrada Interoceânica Sul.

A partir desse depoimento, o Ministério Público peruana investiga a suposta entrega de um total de US$ 29 milhões em subornos no Peru entre 2005 e 2014, um período que compreende os governos de Toledo, Alan García e Ollanta Humala.

Toledo mora nos Estados Unidos, razão pela qual o Peru está pendente de uma possível deportação ou extradição do ex-presidente. EFE

mmr-mvs/rsd