Coreia do Sul abre fogo contra objeto voador na fronteira com o Norte

Seul, 23 mai (EFE).- O Exército sul-coreano abriu nesta terça-feira fogo de advertência contra um objeto voador não identificado na fronteira com a Coreia do Norte, confirmou um porta-voz do Ministério de Defesa.

Os postos de vigilância fronteiriça situados na altura da província sul-coreana de Kangwon (este do país) detectaram o objeto perto da linha de demarcação militar e voando em direção Sul.

As tropas responderam com uma advertência sonora e finalmente abriram fogo antes de o objeto ser perdido de vista, explicou o porta-voz, que indicou que o Exército ainda analisa o episódio.

Em janeiro de 2016 ocorreu um episódio similar, quando o Exército sul-coreano respondeu com disparos de advertência ao identificar drone norte-coreano que chegou a se infiltrar brevemente no seu território voando através da fronteira.

A Coreia do Norte infiltrou vários drones em território sul-coreano que inclusive chegaram a tirar fotografias aéreas de "Cheong Wa Dae" (a "Casa Azul", nome que recebe o palácio presidencial em Seul).

O fato ocorre em um momento de especial tensão na península coreana por conta dos insistentes testes de armas de destruição em massa realizados pelo regime de Pyongyang.

Os dois países seguem tecnicamente em guerra, já que o conflito entre os dois que tecnicamente durou entre 1950 e 1953 foi encerrado com um cessar-fogo ao invés de um tratado de paz.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos