França apaga luzes da Torre Eiffel em solidariedade a Manchester

Paris, 23 mai (EFE).- A França homenageará as 22 vítimas mortais e as dezenas de feridos do atentado jihadsita de ontem à noite em Manchester com um blecaute simbólico das torres Eiffel e Montparnasse, em Paris, e com bandeiras a meio mastro.

Segundo comunicou a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, ambos emblemáticos monumentos da capital apagarão suas luzes a partir desta meia-noite (horário local, 19h de Brasília).

"Atacando Manchester os terroristas quiseram também atacar os nossos valores comuns: nosso compromisso com a democracia, a liberdade, o humanismo e a convivência", ressaltou Hidalgo.

A torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo desde sua inauguração em 1889, já foi utilizada em várias ocasiões para homenagear vítimas do terrorismo, as últimas por ataques no Canadá, Londres, São Petersburgo e Estocolmo.

A Eiffel, no oeste da cidade, e a torre de Montparnasse, que data de 1973 e está no sul, são dois dos edifícios que mais se destacam na arquitetura parisiense, uma vez que ambos superam 200 metros de altura.

O novo governo francês de Emmanuel Macron também anunciou hoje que amanhã as bandeiras dos edifícios públicos da França ondearão a meio mastro como homenagem às vítimas de Manchester.

A França, que vive em estado de emergência desde novembro de 2015, foi golpeada pelo terrorismo jihadista nos últimos anos, com um total de 239 vítimas mortais em atentados como o de 13 de novembro de 2015 em Paris e Saint-Denis e o de 14 de julho de 2016 em Nice.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos