Topo

Trump diz estar "mais determinado do que nunca" a buscar a paz

24/05/2017 10h28

Roma, 24 mai (EFE). - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira que está "mais determinado do que nunca" a trabalhar pela paz no mundo, após ter se reunido com o papa Francisco, no Vaticano.

"Honra de uma vida inteira ter encontrado Sua Santidade o papa Francisco. Deixo o Vaticano mais determinado do que nunca a buscar a PAZ em nosso mundo", escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

O pontífice recebeu Trump nesta manhã. Eles conversaram em particular por 27 minutos e depois realizaram a tradicional troca de presentes. De acordo com a Santa Sé, o papa e Trump mantiveram um diálogo "cordial" em que respaldaram "a promoção da paz no mundo" mediante a negociação política.

O Vaticano indicou eles debateram pontos de vista "sobre alguns temas relacionados ao âmbito internacional e a paz no mundo". Para Trump e Francisco esse objetivo é alcançado "mediante negociação política e diálogo inter-religioso, com no tocante à situação do Oriente Médio e a proteção das comunidades cristãs".

A Casa Branca ainda não informou o conteúdo da reunião nem os temas tratados. A única avaliação da audiência, por enquanto, foi o tweet de Trump e algumas declarações feitas no encontro dele com o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, em Villa Taverna, na residência do embaixador americano em Roma.

Segundo o presidente americano, o pontífice é "uma grande pessoa", alguém "especial", e a reunião com foi "fantástica".