Topo

Novo premiê argelino assume o cargo e prepara mudanças importantes

25/05/2017 10h35

Argel, 25 mai (EFE).- O novo primeiro-ministro da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, assumiu oficialmente nesta quinta-feira suas novas funções em uma cerimônia de transferência de poderes com seu predecessor, Abdelmalek Sellal.

Tebboune, que até então era ministro de Habitação, foi designado nesta quarta-feira e contra o prognóstico feito pelo presidente do país, Abdelaziz Bouteflika, frente a outros supostos candidatos como o chefe do seu próprio gabinete, Ahmed Ouyahia, e o ex-ministro de Energia Chakib Khelil.

Em um comunicado, a presidência vinculou a mudança ao resultado das eleições legislativas realizadas em 4 de maio e nas quais a Frente de Libertação Nacional, que é liderada por Bouteflika, obteve seu pior resultado.

O novo premiê, que além da pasta de Habitação ocupou a de Comércio de forma interina, é considerada uma figura próxima do chefe de Estado, que o nomeou ministro de Comunicação e Cultura em 1999 no seu primeiro governo.

Em setembro de 2012, Tebboune, de 71 anos, foi designado ministro de Habitação no primeiro governo dirigido por Sellal, que ontem mesmo apresentou sua renúncia.

O novo chefe de governo, que dirigiu dois departamentos sensíveis e estratégicos que representam 90% dos problemas dos argelinos, em particular a moradia, que é subvencionada pelo Estado.

Ontem mesmo, 4 mil famílias na capital Argel foram beneficiadas com novas moradias seguras.

No princípio deste ano, o novo premiê também assumiu a responsabilidade de outro setor-chave, o do comércio, e se encarregou da gestão das autorizações de licenças de importação.

Segundo diversos meios da imprensa local, Tebboune, que é formado em Economia e Finanças, prepara grandes mudanças em ministérios importantes para tentar amenizar as consequência da grave crise econômica que assola a Argélia desde 2014, por causa da queda abrupta dos preços do petróleo.