Topo

Terrorista de Manchester fez escala na Alemanha, informa polícia

Em Berlim

25/05/2017 11h38

O suposto autor do atentado de Manchester, Salman Abedi, fez escala na cidade alemã de Düsseldorf quatro dias antes do incidente, ao viajar de volta ao Reino Unido, informaram fontes policiais nesta quinta-feira (25).

Abedi passou pela área de trânsito do aeroporto de Düsseldorf, disseram as fontes, após a revista "Focus" informar que o suposto autor do ataque que matou 22 pessoas tinha estado na Alemanha quatro dias antes do atentado.

A publicação acrescentava que o suspeito tinha viajado ao menos duas vezes à Alemanha nos últimos dois anos e remetia essa informação a fontes da investigação.

A outra ocasião em que o terrorista esteve em território alemão foi em 2015, quando voou de Frankfurt ao Reino Unido, procedente aparentemente da Síria, onde tinha participado de um acampamento de formação paramilitar, segundo "Focus".

A polícia do estado federado da Renânia do Norte-Vestfália, cuja capital é Düsseldorf, e os serviços secretos alemães investigam o caso em busca de possíveis contatos do jovem britânico nos entornos da região, onde há importantes núcleos salafistas.

Segundo a revista, Abedi não estava no radar das forças de segurança alemã por não aparecer em nenhuma lista de suspeitos. Além disso, não havia nenhuma ordem de busca internacional.

A polícia britânica trabalha com a hipótese de que Abedi contava com o apoio de uma rede islâmica para realizar o atentado de Manchester e por isso elevou ao máximo o nível de alerta no país, perante a possibilidade de um ataque "iminente".

Abedi supostamente detonou um explosivo de fabricação caseira ao término de um show da cantora Ariana Grande, onde 22 pessoas morreram e 64 ficaram feridas, entre elas muitas crianças e jovens. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, o segundo atentado jihadista neste ano no Reino Unido.