Putin debate com Erdogan e Rouhani criação de zonas desmilitarizadas na Síria

Moscou, 27 mai (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou neste sábado por telefone com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e com o presidente iraniano, Hassan Rouhani, sobre a criação de zonas desmilitarizadas na Síria.

"Foi destacada a importância de alcançar um consenso rápido sobre os aspectos práticos da aplicação do memorando para a criação de zonas de desmilitarizadas na Síria", informou o Kremlin em comunicado.

Na opinião dos governantes, "isto permitiria fortalecer o regime de cessar-fogo e aumentar a eficácia das negociações sírias em Genebra e Astana".

"Foi acertado aumentar a coordenação dos esforços em diferentes níveis", revelou a nota oficial.

Segundo o Kremlin, Putin e Rouhani também falaram sobre incrementar os esforços para a resolução pacífica do conflito através da implantação do memorando de criação de zonas seguras no país no âmbito das conversas de Astana.

No início de maio, Rússia, Turquia e Irã, países fiadores do cessar-fogo, fecharam um acordo para criar quatro zonas seguras no país árabe, apesar da recusa da oposição síria. As potências ocidentais e o enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Staffan de Mistura, parabenizaram a assinatura de tal documento.

Ainda que as fronteiras exatas das zonas de redução das tensões ainda não tenham sido criadas, os países fiadores acordaram que serão na província de Idlib; ao norte de Homs; em Ghouta Oriental; e no sul do país.

Rússia, Turquia e Irã tinham colocado 4 de junho como prazo final para delimitar as zonas seguras e também para entrar em consenso um mapa com as posições dos grupos opositores moderados com o objetivo de separá-los das áreas ocupadas pelos grupos terroristas Estado Islâmico e Frente Al Nusra. O acordo proíbe qualquer enfrentamento armado dentro das quatro zonas seguras, incluído o sobrevoo de aviões de combate.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos