Macron diz a Putin que responderá a todo uso de armas químicas na Síria

Paris, 29 mai (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, alertou nesta segunda-feira o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que responderá de forma imediata a qualquer uso de armas químicas no conflito da Síria.

Em uma coletiva de imprensa conjunta, Macron indicou, apesar do alerta a Putin, que deseja reforçar a cooperação com a Rússia para combater o terrorismo na Síria, uma "prioridade absoluta" da França no país comandado pelo regime do presidente Bashar al Assad.

Macron recebeu Putin no Palácio de Versalhes, a primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro desde que o centrista assumiu o cargo no último dia 14 de maio.

"Há uma linha vermelha muito clara de nossa parte, a utilização de armas químicas por parte de quem quer que seja. Isso seria objeto de represálias e de uma resposta imediata por parte da França", sublinhou o presidente francês na entrevista coletiva.

Além da intolerância às armas químicas, Macron estabeleceu como grande objetivo da França facilitar o atendimento humanitário aos refugiados sírios, um trabalho que seria realizado em paralelo às negociações diplomáticas para criar uma paz estável no país.

Putin afirmou que Macron conhece bem a posição da Rússia sobre o conflito da Síria. "Não podemos lutar contra a ameaça terrorista destruindo o Estado", explicou.

Por isso, Putin defendeu uma união de esforços na luta contra o terrorismo e pediu um foco maior nos pontos de acordo do que nas diferenças existentes entre os dois países.

Putin realiza hoje uma visita oficial à França para participar da inauguração de uma exposição sobre a visita realizada ao país pelo czar Pedro, o Grande, em 1717, e sobre os 300 anos de relações diplomáticas entre franceses e russos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos