Topo

Autoridades francesas apreendem 137kg da "droga dos jihadistas" em aeroporto

30/05/2017 11h53

Paris, 30 mai (EFE).- Cerca de 137 quilos de captagon, considerada "a droga dos jihadistas", foram interceptados "pela primeira vez na França "no aeroporto de Charles de Gaulle durante os meses de janeiro e fevereiro, informou nesta terça-feira a Alfândega francesa.

As duas cargas, interceptadas em 4 de janeiro e 22 de fevereiro, respectivamente, procediam da Líbia e estavam escondidas nas paredes dos containers.

O captagon (cloridrato de fenetilina), é um "psicoestimulante criado no final dos anos 50" e consumido especialmente no Oriente Médio, indicou a Alfândega francesa em comunicado.

Este tipo de entorpecente é conhecido por ser a droga utilizada pelos jihadistas antes de cometer atentados para, segundo os especialistas, esquecer a dor e o medo.

Apesar de não ser muito utilizada na Europa, é uma das drogas mais populares no Oriente Médio, onde é produzida massivamente, concretamente na Síria e no Líbano.

Na sua origem, o captagon começou como um medicamento de uso geriátrico e pediátrico, proibido em 1986, mas que seguiu sendo produzida de maneira clandestina.

No primeiro envio apreendido no aeroporto de Paris, havia 350 mil comprimidos, cerca de 70 quilos de droga, enquanto o peso do segundo, interceptado em 22 de fevereiro, foi de 67 quilos.

O valor dos 137 quilos expropriados pelos agentes rondaria 1 milhão e meio de euros no mercado ilegal, segundo o órgão.

As autoridades francesas, alemãs e tchecas estão cooperando para "identificar os destinatários dos cargas na República Tcheca".

Segundo os investigadores, as cargas tinham como destino final a Arábia Saudita, devendo passar também pela Turquia.

A análise realizada em laboratório corroborou que os comprimidos apreendidos "contêm anfetamina e teofilina".

Em 2016, a Alfândega francesa interceptou 83 toneladas de droga, das quais 236 quilos foram anfetaminas.