EUA tentarão hoje derrubar míssil intercontinental sobre o Pacífico

Washington, 30 mai (EFE).- O Pentágono realizará nesta terça-feira um teste de intercepção da um míssil balístico intercontinental em sua base de Vandenberg (Califórnia), em uma manobra destinada a assegurar a efetividade do sistema antimísseis em meio a crescentes tensões militares com a Coreia do Norte.

O lançamento está previsto para entre 12h (horário local, 16h de Brasília) e 16h (20h), e o alvo provirá da base de testes do Atol Kwajalein, nas ilhas Marshall, detalhou a base Vandenberg.

Se o plano for realizado segundo o previsto, a intercepção do míssil acontecerá sobre o oceano Pacífico. Trata-se da primeira vez que o Pentágono tenta derrubar um míssil de alcance intercontinental.

O teste será realizado dois dias depois de a Coreia do Norte disparar um míssil que percorreu 450 quilômetros em direção ao leste até cair em águas da Zona Econômica Especial (ZEE) do Japão - espaço que se estende cerca de 370 quilômetros a partir de seu litoral.

A Coreia do Norte segue dando passos rumo à possibilidade de ter tecnologia de mísseis de longo alcance capaz de chegar a território americano, bem como o desenvolvimento de uma ogiva nuclear suficientemente compacta para ser armada em um míssil.

O Pentágono, por sua parte, está efetuando uma revisão de seu sistema de dissuasão nuclear, integrado por mísseis intercontinentais, bombardeiros estratégicos e submarinos nucleares, para determinar se há necessidades de modernização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos