Trump diz que política comercial e militar alemã é "muito ruim" para os EUA

Washington, 30 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta terça-feira que a política comercial e militar da Alemanha é "muito ruim" para seu país e advertiu que "isto vai mudar".

"Temos um déficit comercial ENORME com a Alemanha e, além disso, eles gastam MUITO MENOS do que deveriam na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e com despesas militares. Isto é muito ruim para os EUA. Isto vai mudar", escreveu Trump no Twitter.

Os comentários de Trump vieram à tona depois que a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, assegurou em um ato político no domingo que "os tempos em que se podia confiar em outros ficaram para trás", em referência aos EUA e ao Reino Unido.

Merkel explicou que essa era a sua conclusão após as cúpulas do G7 e da Otan, nas quais Trump participou e em que ficaram patentes as diferenças entre as políticas do novo governo americano e seus aliados europeus e ocidentais.

"Nós, os europeus, temos que ter o nosso destino em nossas mãos", disse a chanceler, apenas dois dias depois que Trump qualificou de "maus, muito maus" os alemães em um encontro com a cúpula da União Europeia, ainda que - segundo um dos seus assessores - esse qualificativo estava voltado exclusivamente para o comércio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos