Topo

Governo do Afeganistão confirma 90 mortos e 463 feridos em atentado em Cabul

31/05/2017 14h36

Cabul, 31 mai (EFE).- O governo do Afeganistão informou nesta quarta-feira que 90 pessoas morreram e 463 ficaram feridas no ataque com carro-bomba ocorrido hoje perto do Palácio Presidencial de Cabul, capital do país.

"De acordo com os relatórios recebidos, esse potente ataque causou a morte de 90 pessoas e deixou feridos mais de 400 de nossos civis e inocentes compatriotas", indicou o Centro Governamental de Informação e Imprensa do Afeganistão pelo Twitter.

O vice-ministro do Interior para Assuntos de Segurança, general Murad Ali Murad, confirmou em entrevista coletiva que o atentado deixou 463 feridos.

O ataque ocorreu na manhã de hoje na estrada que dá acesso uma região fortemente protegida na capital do Afeganistão, próxima ao Palácio Presidencial e no qual estão várias embaixadas.

O último balanço oficial transforma o ataque de hoje, de acordo com a missão da ONU no país, no mais cruel realizado em Cabul desde a invasão dos Estados Unidos em 2001, ao ultrapassar os 85 mortos e 413 feridos do atentado de julho do ano passado contra uma manifestação da minoria xiita hazara.

Em 2008, um atentado contra Kandahar, no sul do país, de pessoas que tinham se reunido para assistir uma luta de cachorros, deixou entre 80 e 100 mortos, segundo diversas fontes, mas o número de feridos não chega perto dos dois ataques posteriores.

A potente detonação do carro-bomba, que foi ouvida em vários pontos da cidade, ocorreu em meio ao pleno mês sagrado do Ramadã e na hora que os funcionários estavam chegando para trabalhar.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Os dois últimos atentados de envergadura em Cabul, o último deles ocorrido no início do mês também na região diplomática da capital, foram reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.