Almagro diz que instituições estão funcionando com independência no Brasil

Washington, 1 jun (EFE).- O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, afirmou nesta quinta-feira que as instituições estão funcionando com independência no Brasil, diferentemente do caso da Venezuela.

"As instituições no Brasil estão funcionando, o Poder Judiciário está funcionando com independência e está levando adiante os casos que entende que devem ser levados adiante, incluindo aquelas que envolvem figuras emblemáticas do sistema político brasileiro", disse hoje Almagro em declarações aos jornalistas em Washington.

"O Ministério Público também atua com independência, o Congresso e o Senado atuam com independência, e há o balanço de poder em função dos sistemas de maiorias que vão se implementando", completou.

Almagro fez essas afirmações na sede da OEA após se reunir com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, para abordar "temas hemisféricos" e fazer um balanço da reunião de chanceleres sobre a Venezuela realizada pela entidade ontem.

Perguntado sobre a crise política no Brasil devido ao escândalo de corrupção que envolve até o presidente Michel Temer, Almagro indicou que não fica preocupado quando casos desse tipo são investigados e julgados.

"Fico preocupado quando eles não são julgados. A Venezuela é o país mais corrupto do continente e um dos países mais corruptos do mundo, e não há um só caso julgado da corrupção do sistema político, especialmente nas esferas do governo. Isso, sim, preocupa, porque aí as instituições não estão funcionando", indicou.

Questionado sobre uma possível missão de observação da OEA nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil, Almagro disse que é preciso um convite dos órgãos de cada país e que isso deve ser mantido. Mas depois, no Twitter, escreveu: "Com gosto acompanharíamos o Brasil com a primeira missão de observação eleitoral da OEA no país".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos