Após descoberta de empresa no Panamá, promotor anticorrupção renuncia

Madri, 1 jun (EFE). - O chefe da Promotoria Anticorrupção da Espanha, Manuel Moix, anunciou nesta quinta-feira sua demissão do cargo, após a polêmica gerada pela descoberta de que ele tem, junto com os irmãos, uma empresa no Panamá, com vantagens fiscais.

O promotor geral do Estado, José Manuel Maza, anunciou hoje a renúncia de Moix, a pedido dele, apesar não ver nele uma conduta incorreta. Moix, que foi empossado em fevereiro, já tinha gerado outras polêmicas por decisões como a de retirar determinados promotores de alguns casos de corrupção e alguns de seus subordinados se rebelaram por considerar que obstaculizava seu trabalho.

O portal "Infolibre" revelou na segunda-feira passada que Moix tem junto com três irmãos uma empresa com vantagens fiscais no Panamá que é proprietária de uma casa na Espanha avaliada em pouco mais de 500 mil euros (R$ 1.810.800).

O caso suscitou grande polêmica na Espanha, dado que a oposição política ao governo do PP (centro-direita) e muitos companheiros da Magistratura acham incompatível do ponto de vista ético e moral que Moix tenha essa empresa "offshore" e, ao mesmo tempo, investigue na Promotoria comportamentos criminosos e irregulares.

A oposição tinha pedido o comparecimento de Moix e do ministro de Justiça no Parlamento para dar explicações. O governo, que nestes meses defendeu a atitude de Moix em todas as polêmicas nas que entrou, tomou distância deste caso.

Ainda hoje, Moix foi defendido por seu superior hierárquico, o promotor geral do Estado com o argumento de que "não existem motivos para a sua saída". Na opinião de Maza, não existiu no comportamento de Moix "qualquer tipo de ilegalidade ou irregularidade, nem sequer incompatibilidade", mas aceitou a renúncia do promotor anticorrupção.

Moix, que ainda não falou a respeito hoje, disse recentemente que não havia ilegalidade alguma em ter com seus irmãos uma empresa radicada no Panamá e garantiu que se tratava de uma herança dos pais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos