GUERRA SEIS DIAS

Por ocasião do 50º aniversário da Guerra dos Seis Dias, a Agência Efe envia hoje uma série especial de matérias com os seguintes conteúdos:.



ISRAEL - Jerusalém - No próximo dia 5, completam-se 50 anos de uma série de ataques alegados como preventivos e realizados por Israel contra Egito, Jordânia e Síria que originaram a Guerra dos Seis Dias e a ocupação de Jerusalém Oriental, Cisjordânia, Gaza, Colinas de Golã e da parte egípcia do deserto do Sinai, um conflito que marca a região até os dias atuais.



PALESTINA - Jerusalém/Ramala - Jerusalém/Ramala (Cisjordânia), 1 jun (EFE).- A ocupação israelense dos territórios palestinos completa na próxima semana cinco décadas, nas quais a situação de seus residentes, segundo eles próprios, tem se deteriorando sob o regime militar e policial e o fracasso de um acordo de paz que lhes permita a independência.



ÁRABES - Cairo/Amã - Os quase seis dias de duração da Guerra de 1967 foram suficientes para enterrar nas areias do Sinai o projeto nacionalista árabe promovido pelo então presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, com um reequilíbrio de forças na região que se inclinou em direção às monarquias do Golfo.



ONU - Nações Unidas - A ocupação dos territórios palestinos por Israel há décadas é alvo de duras críticas da Organização das Nações Unidas (ONU), mas as ações da organização para mudar essa realidade foram muito limitadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos