Macri acusa procuradora-geral da Argentina de inação no caso Odebrecht

Buenos Aires, 1 jun (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, acusou nesta quinta-feira a procuradora-geral, Alejandra Gils Carbó, de "inação" na investigação dos US$ 35 milhões de propinas que a construtora Odebrecht admitiu ter pago no país.

"Somos, por resultado da inação da procuradora, um dos três ou quatro países que, havendo sido afetado por esse modus operandi da Odebrecht, não assinou um acordo de primeiro nível (com o Brasil) como o fizeram Peru, Colômbia e outros", disse Macri.

Ao discursar no evento de aniversário do Colégio Público de Advogados em Buenos Aires, Macri desse que esses acordos permitiram que os promotores desses países fossem pessoalmente ao Brasil e "ouvissem Emilio Odebrecht para esclarecer todos os assuntos".

"Os únicos países que não assinaram isso são Angola, Venezuela, Equador e Argentina. Quatro países de 13", lamentou Macri.

O presidente argentino afirmou que o compromisso de seu governo é descobrir o que ocorreu em cada caso para acabar com a impunidade.

"Nesse caso, o que queremos saber é, já que a Odebrecht confessou ter pago US$ 35 milhões, que diga quem recebeu", indicou.

"Nos próximos dias e semanas, seguiremos atuando e pressionando para que a gestão da informação não seja feita com a mesma arbitrariedade ocorrida até agora", criticou Macri.

Um grupo de promotores argentinos viajará amanhã ao Brasil para se reunir com membros do Ministério Público e avançar na investigação sobre o caso Odebrecht.

A decisão sobre a viagem foi tomada depois que Carbó recebeu uma nota do procurador-geral da República, Rodrigo Janto, que informou que o vice-procurador-geral, José Bonifacio Borges de Andrada, estaria disponível para dar sequência aos encontros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos