Forças governamentais controlam quartel estratégico em sudoeste iemenita

Sana, 2 jun (EFE).- Forças leais ao Governo do presidente do Iêmen, Abdo Rabu Mansur Hadi, tomaram nesta sexta-feira o controle de um quartel estratégico dos rebeldes houtis na cidade de Taiz, no sudoeste do país, informou à Agência Efe uma fonte militar.

O quartel fica próximo ao Palácio Republicano, no leste de Taiz, a terceira maior cidade do Iêmen, que na sua maioria está sob controle das forças governamentais.

A fonte explicou que as tropas governamentais, apoiadas pelas milícias Resistência Popular, entraram no quartel e conseguiram forçar a fuga dos houtis após violentos combates.

O movimento houti e as forças do ex-presidente Ali Abdala Saleh mantêm Taiz sitiada há mais de dois anos.

O Iêmen é palco de um conflito entre os houtis e as forças fiéis ao presidente Hadi, o único reconhecido internacionalmente e que desde 2015 conta com o respaldo da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita que intervém no conflito.

Os houtis controlam a capital, Sana, e o noroeste do país, enquanto que o Governo transferiu sua capital para Aden, no sul, e também controla territórios no centro e leste do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos