Ministro dominicano admite que recebeu dinheiro de acusado no caso Odebrecht

Santo Domingo, 2 jun (EFE).- O ministro dominicano Temístocles Montás, detido pelo escândalo de propinas da Odebrecht, admitiu nesta sexta-feira que recebeu dinheiro para campanhas eleitorais de vários empresários, entre eles Ángel Rondón, acusado de distribuir os US$ 92 milhões que a empresa pagou ilicitamente no país.

"Em nenhum desses casos, e quero afirmar isto de maneira enfática, foi dito a mim que essa era uma contribuição da Odebrecht à espera de alguma compensação", afirmou o ministro de Indústria e Comércio em comunicado publicada em vários jornais.

Montás, do partido governista PLD, destacou que "o apoio financeiro de projetos políticos por empresários é uma prática comum na cultura política dominicana e não é proibida ou sancionada "pelas leis do país.

"Essas contribuições foram feitas em 2008, 2012 e 2016 e utilizadas a favor do partido ao qual pertenço, nas tarefas que me foram atribuídas em tais campanhas eleitorais", todas ganhas pelo PLD, no poder desde 2004.

Montás e Ángel Rondón, representante comercial da Odebrecht no país, foram imputados na segunda-feira passada junto a novas 12 pessoas, entre elas dois senadores do Partido da Liberdade Dominicana (PLD), o presidente do Partido Revolucionário Moderno (PRM, principal da oposição), Andrés Bautista, e um deputado dessa formação política, pelo mesmo caso. Também estão envolvidos um ex-deputado, um advogado e vários ex-funcionários locais.

Montás afirmou que "nunca" assinou contrato com a Odebrecht e "muitos menos" recebeu propina.

"Tenho a consciência tranquila. A verdade resplandecerá acima de qualquer dúvida e o nosso horizonte politico seguirá incólume até o final da vida", acrescentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos