Partido Conservador escolhe novo primeiro-ministro da Irlanda

Dublin, 2 jun (EFE).- O partido conservador Fine Gael escolheu nesta sexta-feira Leo Varadkar como sucessor do premiê da República da Irlanda, Enda Kenny, na liderança deste partido e do Governo de Dublin, o que o tornará o primeiro líder deste país a ter se declarado abertamente gay.

Varadkar, de 38 anos, disse se sentir "encantado" pela eleição, após derrotar outro aspirante ao posto, o ministro de Agricultura e Pesca, Simon Coveney, de 44 anos.

O novo líder do Fine Gael obteve o apoio de 60% dos filiados, representantes locais e membros do grupo parlamentar que votaram neste processo e está previsto que a sessão de posse como premiê poderia acontecer no próximo dia 13 de junho.

Varadkar, ministro de Proteção Social, obteve o apoio de 70% dos seus companheiros de partido no Parlamento de Dublin e no Europeu e de 55% dos dirigentes locais, mas só obteve 35% da militância, que preferiu Coveney.

Não obstante, o sistema do Fine Gael para escolher seu líder estabelece que os votos do grupo parlamentar representam 65% do resultado final, em relação a 25% dos representantes locais e 10% dos filiados.

O ainda "Taoiseach" (premiê), Enda Kenny, parabenizou "de todo coração" Varadkar pela sua vitória e lhe ofereceu seu "total apoio" para "o trabalho que tem pela frene".

"A grande prioridade é manter o contínuo progresso do nosso país com um Governo liderado pelo Fine Gael. Sei que Leo tem a capacidade de liderança necessária para consegui-lo", acrescentou Kenny, de 66 anos.

O veterano político assumiu o FG há 15 anos, subiu ao poder em 2011 e obteve um segundo mandato nas eleições gerais do ano passado, o que o converteu no dirigente do FG que mais tempo foi "Taoiseach".

Varadkar assegurou hoje que a escolha do seu partido demonstra que "os preconceitos não têm lugar" na República da Irlanda, um país moderno e astuto para ter seu primeiro líder abertamente gay e filho de um médico imigrante indiano. EFE

ja/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos