Vários pescadores estão desaparecidos em Bangladesh após passagem de ciclone

Daca, 2 jun (EFE).- Mais de 60 pescadores de Bangladesh permanecem desaparecidos três dias após a passagem do ciclone Mora pelo país asiático, onde a tempestade tropical deixou pelo menos sete mortos e danos em cerca 60 mil moradias.

O presidente da Associação de Proprietários de Barcos Pesqueiros do distrito de Cox's Bazar, um dos mais afetados pelo ciclone, Mostaque Ahmed, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que "144 pescadores desapareceram (no mar) após a tempestade. Deles, 77 foram resgatados pelas forças navais de Índia e Bangladesh e os outros continuam desaparecidos".

As autoridades de Bangladesh continuam com os trabalhos de busca dos pescadores três dias após a chegada do ciclone ao país, mas relataram que desconhecem o número de pessoas desaparecidas.

A porta-voz da marinha de Bangladesh, Taposhi Rabeya, disse à Efe que o dispositivo de busca inclui 18 barcos, um helicóptero e um avião de abastecimento, e que até agora foram resgatados 44 pescadores do mar.

A marinha indiana, por sua vez, resgatou 33 bengaleses e recuperou um corpo, anunciou hoje a embaixada da Índia em Daca em sua página no Facebook.

"Até que a situação melhore nas áreas afetadas, a operação de resgate (...) vai continuar", indicou a força naval de Bangladesh em um comunicado.

O ciclone Mora deixou esta semana pelo menos sete mortos e 60 feridos em sua passagem pelo sul de Bangladesh, além de ter causado danos em cerca de 60 mil moradias, afetando cerca de 224 mil pessoas.

Uma das comunidades mais atingidas por Mora foi a dos refugiados rohingyas, que têm dois acampamentos com 33 mil pessoas na fronteira entre Bangladesh e Myanmar, no sudeste do país, por onde entrou o ciclone.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos