Almagro acusa Conselho Eleitoral da Venezuela de abolir voto universal

Washington, 3 jun (EFE).- O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, criticou neste sábado duramente o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e a presidente da entidade, Tibisay Lucena, pela abolição "do voto universal" na Venezuela.

Em um vídeo publicado no Twitter, Almagro critica o processo escolhido para convocar uma Assembleia Constituinte que reforme a Constituição venezuelana, visto como uma tentativa do presidente Nicolás Maduro de consolidar seu poder sem se expor à vontade popular, senão de grupos vinculados com o chavismo.

Almagro tachou a convocação da Assembleia Constituinte de "uma iniciativa presidencial que carece de qualquer tipo de legitimidade" e que é "ilegítima, inconstitucional e fraudulenta".

"Tibisay Lucena se transformou deste modo na presidente de um conselho eleitoral que está violando o princípio de voto universal", acrescentou Almagro no seu vídeo, no qual critica os mecanismos regionais e setoriais eleitos pela CNE para reformar a Constituição Bolivariana.

"A senhora Lucena aprova a abolição do sufrágio universal", acrescentou o secretário-geral da OEA, que acusa as instituições fiéis a Maduro de "sepultar definitivamente o direito do povo venezuelano à democracia", incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O presidente Nicolás Maduro convocou em 1 de maio a Assembleia Constituinte como uma via para superar a crise no país, onde há dois meses ocorrem protestos opositores para exigir eleições gerais e a abertura de um "canal humanitário" que permita a chegada de remédios e alimentos.

Até hoje, o número de vítimas mortais pela violência desencadeada de algumas manifestações, a favor e contra o Governo venezuelano, chega a 63.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos