"Defender instituições é respeitar presidente eleito", diz Morales a Almagro

La Paz, 3 jun (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado ao secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, que para defender as instituições, o melhor a "fazer é respeitar o presidente eleito com voto universal", em referência ao chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro.

".@Almagro_OEA2015: A melhor forma de defender o 'esquema institucional' é respeitar o presidente eleito com voto universal", escreveu Morales na sua conta oficial do Twitter, @evoespueblo, em uma mensagem na qual mencionou diretamente o também ex-chanceler do Uruguai.

As críticas de Morales a Almagro pela sua postura sobre a crise política na Venezuela foram constantes nos últimos meses e o governante boliviano chegou inclusive a acusar o uruguaio na quinta-feira de "ter a política do Plano Condor" para eliminar os governos anti-imperialistas da região.

O Plano Condor foi um esforço coordenado entre os serviços de inteligência de várias ditaduras militares da América do Sul nos anos 70 e 80 dirigido a reprimir de maneira sistemática os militantes de esquerda.

Almagro, em uma entrevista à Agência Efe publicada na sexta-feira, respondeu a Morales dizendo que tem "um anti Plano Condor".

"Tenho um anti Plano Condor, o meu anti Plano Condor inclui o restabelecimento das instituições democráticas na Venezuela, o Plano Condor era um instrumento de uma ditadura, o meu plano inclui a liberdade dos presos políticos, o Plano Condor tinha presos políticos", disse desde Washington.

A Venezuela solicitou sua saída da OEA em abril, mas apesar disso sua chanceler, Delcy Rodríguez, anunciou que irá à Assembleia Geral do organismo em Cancún (México), entre 19 e 21 deste mês.

A OEA devia ter aprovado uma resolução sobre a crise desse país na quarta-feira em uma reunião de chanceleres, mas não o fez por falta de consenso entre os Estados-membros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos