Festival de rock recomeça na Alemanha após suspensão por alarme terrorista

Berlim, 3 jun (EFE).- O festival ao ar livre "Rock am Ring" que acontece na cidade de Nürburg, no oeste da Alemanha, e que foi suspenso na noite de sexta-feira por conta de um alarme terrorista, foi reiniciado neste sábado, de acordo com informações dos organizadores do evento.

"Depois de revistas intensivas durante todo festival, as suspeitas de uma situação de perigo não foram confirmadas", disse um dos organizadores em sua página na internet.

O chefe da polícia de Koblenz, Wolfgang Fromm, explicou em coletiva de imprensa que os órgãos de segurança decidiram interromper o festival após ter conhecimento na manhã de ontem que "pelo menos uma pessoa de origem não alemã e com vínculos conhecidos com o terrorismo tinha acesso a espaços reservados do recinto".

O nome real desta e de novas pessoas investigadas não coincidia com as que figuravam no credenciamento ao evento, o que, desde o ponto de vista das autoridades, "concretizava uma situação abstrata de perigo" e finalmente levou à suspensão do evento para a realização das investigações pertinentes.

Já o responsável da operação policial, Christoph Semmelrogge, disse que os dados à disposição da polícia não eram suficientes para seguir com o festival e que só ao longo da noite foi possível descartar a existência de uma "ameaça direta".

No transcurso da operação, na qual foram revistadas duas casas em Hesse, ocorreram três detenções de pessoas relacionadas com os círculos salafistas desse estado federado e que nesta manhã foram postas em liberdade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos