Forças iraquianas apertam cerco sobre EI em Mossul

Mossul (Iraque), 3 jun (EFE).- As forças iraquianas continuaram a apertar o cerco sobre o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) neste sábado, na parte antiga de Mossul, com uma ofensiva de três frentes, informou à Agência Efe o porta-voz do Ministério de Defesa, Tahsin al Jafayi.

O grupo jihadista ainda conta com cerca de 700 combatentes, a maioria estrangeiros, em Mosul, a segunda maior cidade do Iraque, situada no norte do país.

Jafayi afirmou que as forças iraquianas "estão a ponto" de terminar a batalha e detalhou que avançam pelo sul, pelo oeste e pelo noroeste, enquanto os jihadistas têm às suas costas, no leste, o rio Tigre.

O porta-voz informou que o EI assassinou 30 civis que tentavam fugir nas últimas horas do bairro de Al Zanyili, entre eles crianças e mulheres, e calculou que cerca de 150 mil habitantes de Mossul ainda estão presos nas regiões controladas pelos extremistas.

O comandante da Polícia Federal, Raid Shaker Yaudat, afirmou em comunicado que as forças iraquianas tomaram o controle da sede do grupo terrorista em Al Zanyili, situado na parte antiga de Mossul, e hoje conseguiram avançar 800 metros pelo bairro.

Neste bairro, a polícia matou o responsável pela implantação de explosivos em Al Zanyili, identificado como Abdelkarim al Hadidi, e libertou centenas de famílias que estavam retidas.

Os jihadistas responderam com um ataque de artilharia no bairro de El Oraibi, também no centro de Mossul, no qual morreram sete pessoas, entre elas um soldado iraquiano, e outras dez ficaram feridas, segundo um assessor de imprensa do Exército iraquiano, Saad al Mohamadi.

A ofensiva de Mossul começou em outubro do ano passado, se ampliou até janeiro na metade leste da cidade e um mês depois as forças iraquianas lançaram as operações nos bairros ao oeste do rio Tigre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos