Inventor do traje de neoprene, Jack O'Neill morre aos 94 anos

Washington, 3 jun (EFE).- O excêntrico surfista americano Jack O'Neill, considerado o inventor do traje de neoprene, morreu na sexta-feira em sua casa na cidade de Santa Cruz (Califórnia), segundo confirmou a família em comunicado neste sábado.

O'Neill, fundador da empresa de roupa de surfe do mesmo nome, morreu de causas naturais rodeado da sua família na mesma Califórnia onde cultivou sua paixão pelo surfe.

Essa paixão o levou a experimentar desde os anos 50 materiais que lhe permitissem permanecer mais tempo na água, o que se traduziu nos anos 70 na apresentação do primeiro traje de neoprene completo.

O'Neill, que em 1971 começou a usar um tampão no olho esquerdo após um acidente enquanto surfava, foi piloto da Marinha nos anos 40, o que o levou a ter acesso a vários materiais e finalmente escolher o neoprene como ideal para o surfe.

A empresa criada por O'Neill se tornou no anos 80 na primeira vendedora mundial de trajes de neoprene para nadar e mergulhar, depois que no início seus amigos lhe asseguraram que a ideia não tinha futuro.

O'Neill não costumava dar entrevistas e mantinha uma vida discreta, dedicada a desenvolver novos produtos, surfar e desfrutar do mar.

O inventor e surfista foi um defensor dos oceanos e dedicou fundos e desenvolveu projetos para proteger os ecossistemas marítimos no mundo dos impactos da atividade humana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos