Monti afirma que Trump "tem razão" em pedir à UE maior despesa em Defesa

Lisboa, 3 jun (EFE).- O ex-primeiro-ministro italiano Mario Monti afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "tem razão" ao pedir que a União Europeia (UE) aumente a sua despesa em Defesa, que, apontou, não necessariamente tem que ir a parar na Otan.

Trump "tem razão quando diz que a UE deve assumir maior proporção nas suas obrigações com a defesa", ainda que isso "abra uma alternativa", disse Monti em uma entrevista ao jornal português "Expresso".

"Os maiores recursos do orçamento devem ser aplicados ao reforço das capacidades da Otan ou ajudar a implementar uma estrutura diferente de Defesa europeia?", questionou.

A julgamento do ex-premiê italiano, a UE "não está rodeada de amigos" e vai sofrer "enormes pressões demográficas" enquanto o mundo "segue formas de governo mais autocrático".

Neste cenário, o velho continente, "que quer ser autônomo e integrado e ter valores que pretende manter e inclusive divulgar, não pode ficar a mercê de ditadores de outros países".

Manter a segurança da Europa passa por "olhar ao Mediterrâneo", acrescentou Monti, que disse que "a luta contra o terrorismo dificilmente pode ser localizada de modo preciso", e para isso as funções estatais como Defesa "necessitam ser reconstruídas de forma mais conjunta".

Dentro das possibilidades para dar maior solidez à Europa, Monti destacou a recente vitória de Emmanuel Macron como presidente da França, um país que "talvez agora volte a impulsionar a construção europeia em conjunto com a Alemanha".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos