Trump reage a ataques em Londres pedindo novo veto migratório

Washington, 3 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu rapidamente às informações de um possível ataque terrorista em Londres pedindo a imposição de um "veto de viagem".

"Precisamos ser inteligentes, vigilantes e duros. Necessitamos que os tribunais nos devolvam os nossos direitos. Precisamos de um veto de viagem como nível adicional de segurança!", escreveu Trump em sua conta pessoal no Twitter.

Trump fez estas declarações pouco antes de a primeira-ministra britânica, Theresa May, qualificar como "terríveis" os incidentes ocorridos na noite deste sábado no centro de Londres, e destacar que estes são tratados como "potenciais atos de terrorismo".

A sugestão de um veto acontece depois que os tribunais federais americanos suspenderam em duas ocasiões diferentes ordens executivas para proibir temporariamente a entrada de cidadãos de vários países muçulmanos, algo que a Casa Branca se negou a qualificar como veto.

Mais uma vez, Trump contradiz sua equipe de comunicação utilizando a palavra "veto", cujo uso tinha servido para reforçar os argumentos dos detratores da medida por ser considerada discriminatória por religião.

Em um tweet posterior Trump ofereceu sua ajuda ao Reino Unido por um ataque que tem características de atentados terroristas anteriores na Europa e que acontece duas semanas após o ataque com bomba em um show em Manchester, no qual morreram 23 pessoas, incluindo o terrorista.

"O que quer que os Estados Unidos possam fazer para ajudar Londres e o Reino Unido, ali estaremos. Estamos com vocês. Deus lhes abençoe!", escreveu Trump em sua mais recente mensagem, enviada após passar o sábado jogando golfe em um resort da Trump Organization no estado vizinho da Virgínia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos