Forças iraquianas controlam 60% de um dos últimos redutos do EI em Mossul

Mossul (Iraque), 4 jun (EFE).- As forças iraquianas anunciaram neste domingo que já controlam 60% do bairro Al Zanyili, no oeste de Mossul e uma das poucas áreas ainda em poder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) nesta parte da cidade.

O comandante da Polícia Federal, Raide Shaker Yaudat, detalhou em um comunicado que as unidades policiais mataram 23 terroristas hoje e tomaram o controle do quartel "dos mártires" do EI, onde encontraram um grande número de coletes de explosivos e material para realizar ataques suicidas.

Além disso, resgataram centenas de famílias de Al Zanyili, que fica próximo ao centro histórico de Mossul, onde os jihadistas estão entrincheirados.

Hoje mesmo, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Provincial de Ninawa, da qual Mossul é capital, denunciou que os jihadistas mataram há três dias pelo menos 170 civis que tentavam fugir de Al Zanyili.

Por outra parte, um comandante da IX Brigada de Blindados do exército iraquiano, Qasem Nazal, assegurou que as tropas também estão avançando no bairro de Al Shefaa, outra das poucas áreas que estão ainda dominadas pelo EI.

Nazal detalhou que os jihadistas que permanecem neste distrito se concentram em um conjunto sanitário, que inclui um hospital e 26 centros médicos.

As tropas iraquianas lutam na parte ocidental de Mossul desde o último mês de fevereiro, mas o EI oferece resistência em algumas áreas, sobretudo no centro histórico.

No final de janeiro, as forças governamentais conseguiram tomar o controle da metade oriental de Mossul, dividida em duas pela passagem do rio Tigre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos