Guiana e Brasil realizarão reuniões bilaterais para melhorar cooperação

Georgetown, 4 jun (EFE).- Os Governos da Guiana e do Brasil buscarão nesta semana melhorar as relações bilaterais durante a comemoração da quinta reunião do Grupo Guyana-Brasil sobre Cooperação e a sexta do Comitê de Fronteira de ambos países, informaram neste domingo fontes oficiais.

A quinta reunião do grupo de cooperação será realizada na segunda-feira e a sexta reunião do comitê fronteiriço na terça-feira, segundo os organizadores.

O ministro de Estado da Guiana, Joseph Harmon, disse sobre os encontros que nas reuniões serão abordadas "as questões relativas à cooperação entre as comunidades nas fronteiras entre a Guiana e o Brasil".

O funcionário indicou que os delegados de ambos países tratarão assuntos relativos a áreas de saúde, gestão da água, educação, setor agrícola, tráfico e violência contra as mulheres, temas indígenas e segurança pública.

O Comitê de Fronteiras foi estabelecido em 14 de setembro de 2009 com a assinatura de um memorando de entendimento entre os dois países.

"Este mecanismo foi estabelecido para avançar no processo de integração fomentando o desenvolvimento da população dentro das comunidades fronteiriças", disse Harmon.

A última reunião do Grupo Guyana-Brasil e do Comitê de Fronteira serão realizados no Brasil em 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos