Bill Cosby chega para 1º audiência por abusos sexuais

Washington, 5 jun (EFE). - O humorista Bill Cosby chegou na manhã desta segunda-feira ao tribunal de Norristown, na Pensilvânia, onde participará do seu primeiro julgamento por abuso sexual em meio a grande expectativa, com dezenas de jornalistas credenciados para acompanhar o processo.

Aos 79 anos, o ator chegou por volta das 8h45 (horário local, 9h45 em Brasília) e, cercado por uma grande quantidade de policiais, passou pelos flashes de centenas de fotógrafos, conforme imagens da imprensa americana Ele estava acompanhado da atriz Keisha Knight Pulliam, de 38 anos que fazia o papel da sua filha mais nova no "The Cosby Show".

Foi exatamente por sua atuação como o médico Cliff no programa que ele ganhou o apelido de "America's Dad", nos anos 80. A série narrava a vida de uma família afro-americana de classe média e rompia com os estigmas usados para retratar a comunidade negra na TV até então.

O julgamento, que deve durar duas semanas, se centra no caso de Andrea Constand, que sustenta que em uma noite no começo de 2004 o artista a dopou e abusou sexualmente dela na sua mansão na Pensilvânia, uma dinâmica que outras 60 mulheres também denunciam ter passado. Cobsy diz que a relação com a canadense foi consensual e afirma que usava a droga para atrair mulheres, mas nunca como ferramenta para dopá-las.

Um dos momentos cruciais do julgamento será o depoimento da própria Andrea, que terá que falar sobre o que aconteceu na residência de Cosby há 13 anos, bem como sua relação com o artista. Os dois se conheceram em 2001 quando ela treinava a equipe de basquete da Universidade de Temple.

Cosby vai usar seu direito de não falar no julgamento, ainda que seja possível que a Promotoria use contra ele uma declaração dada em 2005 perante a Polícia e na qual reconhecia ter usado sedativos para dormir com mulheres.

O artista é acusado de três crimes de abuso sexual, que acarretam cada um deles uma pena máxima de dez anos de prisão e uma multa de US$ 25 mil (quase R$ 81 mil).
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos