Governante cambojano fala em vitória eleitoral, apesar de avanço da oposição

Bangcoc, 5 jun (EFE).- O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, destacou nesta segunda-feira o aumento do voto no seu Partido do Povo do Camboja (CPP) nas eleições locais de domingo, nas quais a oposição saiu reforçada para as eleições gerais do ano que vem.

Segundo resultados preliminares não oficiais, o CPP obteve 51,3% dos votos - 11 a menos que nas eleições de 2012 - e venceu em 1.163 das 1.646 comunas (ou agrupamentos de aldeias) em disptura, 70% do total.

O opositor Partido para o Resgate Nacional do Camboja (CNRP) obteve 46% dos votos e ganhou em 482 comunas, contra as 40 de cinco anos atrás.

No entanto, Hun Sen destacou que o seu partido recebeu 30 mil votos a mais em relação às últimas eleições gerais, e que com estes resultados o CPP revalidará sua maioria parlamentar dentro de um ano nas próximas legislativas.

"Os votos do CPP aumentaram em comparação com as eleições de 2013 e são maiores do que os de qualquer outro partido do país", declarou Hun Sen na sua página do Facebook.

"(Os resultados de) as eleições de 2018 não serão diferentes desta votação (de ontem)", acrescentou o governante, completando com imagens suas jogando golfe.

O aumento de votos do CPP foi resultado da elevada participação, que chegou a 85,7%, 20 pontos mais que nas eleições locais anteriores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos