Lieberman diz que ruptura de relações com o Catar é oportunidade para Israel

Jerusalém, 5 jun (EFE).- O ministro israelense de Defesa, Avigdor Lieberman, afirmou que a ruptura nesta segunda-feira das relações de diversos países árabes com o Catar pode beneficiar Israel, abrindo as portas para uma maior colaboração regional "contra o terrorismo".

Os países que romperam os laços fizeram isso "não por Israel, não pelos judeus, nem pelo sionismo", senão "pelo medo do terrorismo", disse em uma sessão do Parlamento o titular de Defesa, que vê nesta situação uma nova oportunidade "de luta contra o terrorismo", segundo o site "Times of Israel".

Esta foi sua reação ao anúncio de hoje feito pela Arábia Saudita e Egito sobre o rompimento de vínculos diplomáticos com o Catar, país acusado de apoiar o terrorismo e ameaçar a segurança e estabilidade da região, uma medida à qual se somaram depois Bahrein, Emirados Unidos, Governo do Iêmen e Maldivas.

No mês passado, o presidente americano, Donald Trump, realizou sua primeira excursão internacional, que o levou à Arábia Saudita, onde discursou diante da dezenas de líderes árabes e muçulmanos aos quais pediu que lutem contra o terrorismo.

Lieberman também se pronunciou hoje sobre uma suposta aproximação entre Israel e o que denomina "Estados Árabes Moderados", e disse que vincular este gesto com a possibilidade de avançar na consecução de um Estado palestino independente "é um erro".

"Não podemos condicionar os laços entre Israel e os Estados moderados com a causa palestina", afirmou.

A iniciativa de paz árabe, apresentada por Riad em 2002, oferece o reconhecimento do mundo árabe a Israel sob a condição de que devolva os territórios palestinos ocupados e uma solução justa para os refugiados que fugiram da zona com a criação do Estado judeu em 1948.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos