Morre contra-almirante cubano Finalé, veterano da batalha da Baía dos Porcos

Havana, 5 jun (EFE).- O contra-almirante cubano José María Finalé Águila, que participou da batalha da Baía dos Porcos e ex-diretor de uma divisão da poderosa empresa turística militar "Gaivota", morreu aos 77 anos de idade por causa de uma doença vascular cerebral aguda, informaram nesta segunda-feira veículos de imprensa oficiais da ilha.

Finalé foi capitão de barco até o triunfo da Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959 e pela confiabilidade "e seriedade" mostrada em diferentes missões foi recrutado para integrar a Segurança do Estado, participando de diferentes ações, de acordo com o obituário publicado hoje no jornal "Granma".

O texto lembrou que sua unidade militar foi mantida até o fim das ações contra a invasão de exilados e mercenários que desembarcou em 1961 em Playa Girón, na Baía dos Porcos, no sul da ilha.

Além disso, Finalé participou de forma ativa da "Lucha contra Bandidos", uma operação militar contra um grupo de rebeldes nas montanhas de Escambray, no centro de Cuba, que aconteceu entre 1960 e 1965.

A nota ressaltou que, dado o seu nível de responsabilidade, Finalé acompanhou como capitão em múltiplas ocasiões o falecido ex-presidente Fidel Castro e também cumpriu "importantes missões internacionalistas".

O contra-almirante Finalé realizou estudos militares e outros vinculados à marinha e em 1966 foi designado como Chefe da Unidade Naval do Norte.

Foi também diretor-geral do projeto "Marinas Gaviota", uma das empresas do Grupo "Gaivota", que controla boa parte do estratégico setor de turismo em Cuba.

Além disso, Finalé se destacou "por suas contribuições para a defesa da Pátria, por sua trajetória, por sua fidelidade à causa revolucionária e por sua atitude no cumprimento das missões atribuídas", segundo o "Granma", que acrescentou que o militar recebeu numerosas condecorações concedidas pelo Conselho de Estado da República de Cuba.

A nota detalhou que as cinzas de Finalé permanecerão expostas durante algumas horas nesta segunda-feira no "Panteão dos Veteranos" da Necrópole de Colón, em Havana, e posteriormente serão levadas ao Mausoléu da Segunda Frente Oriental Frank País na província oriental de Santiago de Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos