Política britânica identifica 2 autores de atentados em Londres

Londres, 5 jun (EFE).- A polícia do Reino Unido identificou nesta segunda-feira dois dos três terroristas responsáveis pelos ataques registrados em Londres na noite de sábado.

Khuram Shazad, britânico nascido no Paquistão, de 27 anos, e Rachid Redouane, de origem marroquina ou líbia, de 30 anos, viviam no bairro de Barking, no leste de Londres.

As autoridades ainda continuam investigando para estabelecer a identidade do terceiro terrorista.

Os três foram abatidos a tiros após matar sete pessoas e ferir quase 50 na área entre a London Bridge e o Borough Market, na margem sul do rio Tâmisa.

A polícia apontou que Rachid Redouane tinha apresentado a si mesmo como marroquino e como líbio, e tinha utilizado também outra identidade, sob o nome de Rachid Elkhdar e uma idade de 26 anos.

Shazad estava no radar da polícia e dos serviços secretos, ainda que não houvesse informação de inteligência que sugerisse que estava planejando um ataque, enquanto que Redouane não era conhecido pelas forças de segurança.

Segundo a reconstituição policial do ataque, uma caminhonete branca da marca Renault alugada subiu na calçada da London Bridge às 22h08 (horário local, 18h08 de Brasília) e a atravessou de norte a sul atropelando os transeuntes.

Após abandonar o veículo, os três terroristas, armados com facas, avançaram em direção ao mercado, onde esfaquearam numerosas pessoas antes de serem abatidos por oito agentes armados.

O trabalho de identificação das vítimas ainda está sendo realizado, com a polícia ressaltando que a tarefa levará "tempo", dado que alguns dos mortos eram estrangeiros.

Das 48 pessoas que foram levadas a hospitais de Londres após o ataque, 36 continuam internadas, 18 delas em condição crítica, indicou a Scotland Yard.

Até o momento foram detidas em relação ao atentado 12 pessoas - sete mulheres e cinco homens -, dos quais dois já foram postos em liberdade - um homem e uma mulher.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos