República Dominicana e Cazaquistão decidem estabelecer vínculos comerciais

Santo Domingo, 5 jun (EFE).- Os ministros de Relações Exteriores do Cazaquistão e da República Dominicana, Kairat Abdrajmanov e Miguel Vargas, respectivamente, assinaram nesta segunda-feira um memorando de entendimento com o objetivo de estabelecer vínculos comerciais e aproximar os países politicamente.

A chancelaria dominicana informou hoje, em um comunicado, sobre a visita oficial de três dias que Vargas realiza ao país da antiga União Soviética por conta da realização em Astana, capital do país, do evento sobre energia mais importante do mundo.

Trata-se da primeira visita oficial realizada por um chanceler dominicano ao Cazaquistão, onde Vargas pretende reunir-se com o primeiro-ministro cazaque, Bakhytzhan Sagintayev.

Durante o encontro, Vargas e Abdrajmanov reafirmaram a disposição dos países de aprofundar ainda mais na cooperação bilateral e nos tratados da agenda internacional.

Os dois ministros concordaram em destacar seu interesse por assegurar o crescimento contínuo no comércio e no investimento, na diversificação da sua estrutura, e no desenvolvimento de longo prazo da interação econômica.

Também destacaram o desejo mútuo de promover a paz e a estabilidade, o estabelecimento de um clima de confiança e entendimento em nível regional e internacional, bem como a necessidade de uma maior coordenação dos esforços no marco das organizações internacionais às quais pertencem ambas nações.

Neste sentido, o Cazaquistão mostrou especial interesse no relativo à sua participação no Conselho de Segurança das Nações Unidas no período 2017-2018 como membro não permanente, ressaltou a nota.

Os ministros de Relações Exteriores assinalaram a importância da assinatura do acordo sobre isenção de vistos entre os dois países, o que, em seu julgamento, "ajudará a incrementar o intercâmbio turístico e a alargar os contatos entre ambos, melhorando a cooperação econômica e intensificando os intercâmbios culturais entre ambas nações", detalhou o comunicado.

Também ressaltaram a importância da assinatura de diferentes memorando de entendimento entre os ministérios de Energia de ambos países.

De mesma forma, salientaram os benefícios alcançados por ambas nações graças à assinatura de um memorando de entendimento sobre a Cooperação Turística entre os dois ministérios do ramo, além de um Protocolo de Cooperação entre a Procuradoria Geral da República do Cazaquistão e a Procuradoria Geral da República Dominicana.

Os dois funcionários expressaram ainda sua satisfação pelo resultado da visita oficial da delegação dominicana e manifestaram sua certeza de que estes acordos servirão aos interesses de expansão e aprofundamento da cooperação dos povos de ambos países.

Nesta terça-feira, o chanceler Vargas tem encontros de trabalho marcados com os representantes de círculos de negócios do setor de energia (incluindo energia renovável), petróleo e gás, turismo e indústria da construção, além de uma visita à Exibição Especializada Internacional Expo 2017.

Na quarta-feira, Vargas se reunirá com autoridades e diversos setores municipais da cidade de Almaty, fará uma visita ao complexo esportivo Shymbulak e outros centros culturais da cidade, e terá um encontro com os chefes da Câmara de Comércio e Indústria.

A exposição internacional Expo 2017, que tem como tema "Futuro Global da Energia", será realizada entre os dias 10 de junho e 10 de setembro deste ano, é considerada uma das mais importantes do mundo em seu gênero e os organizadores esperam mais de 100 participantes oficiais e cinco milhões de visitantes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos