Cazaquistão e R.Dominicana fortalecem cooperação em energia e turismo

(Corrige lead)

Astana, 6 jun (EFE).- Cazaquistão e República Dominicana firmaram vários acordos de cooperação nas áreas de energia, turismo, justiça e cultura, no marco do fortalecimento das relações entre os dois países, conforme disse hoje à Agência Efe o ministro de Relações Exteriores dominicano, Miguel Vargas.

"Estes acordos representam um avanço no aprofundamento de nossas relações políticas e comerciais para incrementar nosso comércio, cooperação e investimentos de forma recíproca", disse Vargas.

O ministro dominicano faz visita oficial ao país centro-asiático por ocasião da abertura da Expo Astana 2017, um evento internacional focado nas energias renováveis.

Vargas elogiou a visão do Cazaquistão em relação ao uso das energias limpas, a de que 50% do total da energia consumida no país seja renovável.

"Acredito que seja preciso parabenizar a disposição do governo de criar essa condição média quanto à geração de energia, sendo um país que tem todas as condições para a extração de urânio, gás e petróleo", afirmou.

O ministro ressaltou ainda a importância da assinatura de um acordo que suprima a necessidade de vistos entre os dois países, tendo en conta os mais de 4.500 cazaques que viajaram ao país caribenho em 2016 através de voos diretos da Rússia.

"Estamos tramitando um processo de supressão de vistos para ambos os países para eliminar, assim, também o cartão de turismo", explicou.

Os dois países planejam também a criação de um acordo que permita à companhia aérea cazaque o estabelecimento de voos à região caribenha via Espanha.

A visita de Vargas ao Cazaquistão servirá também, segundo o diplomata dominicano, para a divulgação da imagem, na América Latina, do país centro-asiático.

"Acredito que, além de sua beleza, é preciso destacar a organização que tem e o processo de desenvolvimento que está realizando, que é ordenado e de mais alto nivel", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos