Mercosul decide extinguir a figura do Alto Representante Geral

Montevidéu, 5 jun (EFE).- O Mercosul decidiu extinguir a figura de seu Alto Representante Geral (ARGM), criado para impulsionar o processo de integração do bloco, especialmente no campo das políticas sociais, de acordo com várias fontes consultadas pela Agência Efe.

O fim deste importante órgão politico, um dos pilares do Mercosul e com sede em Montevidéu (Uruguai), será aprovada na cúpula de governantes do bloco regional, prevista para o próximo dia 21 de julho em Mendoza (Argentina), confirmado na segunda-feira à Efe, pelo ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga.

O chanceler paraguaio disse que a proposta, levantada por seu país após o fim do mandato do brasileiro Florisvaldo Fier, conhecido como "Dr. Rosinha", foi apoiada pelos quatro países membros.

Como parte desta proposta, em abril foi realizada uma reunião em que o Grupo de Mercado Comum (GMC) do Mercosul ordenou ao Grupo de Análise Institucional do bloco a elaboração de uma norma para o fim do ARGM.

Loizaga explicou o que motivou a eliminação dessa entidade no bloco regional foi uma "sobreposição de funções" do órgão, que tinha como função, entre outras tarefas, de representar o Mercosul no exterior e manter diálogo com outros órgãos.

Sobre os fundos que o ARGM tinha destinados, cerca de US$ 531 mil para 2017, o chanceler afirmou que esse dinheiro "terá que ser redistribuído" e que "talvez" vá para área social do Mercosul.

Já o último em exercer o cargo, o Dr. Rosinha, disse que, embora não ainda não tenha um comunicado oficial, "imaginou" que poderia considerar a eliminação do órgão, pois não foi nomeado um sucessor no cargo.

O ex-alto representante lamentou a decisão e manifestou que sua extinção terá consequências negativas sobre a integração e articulação dos diferentes organismos do bloco, já que o ARGM era sua "voz".

"Quando foi proposta a criação do ARGM, houve um debate em que foi discutida as instituições do bloco e procurou sair do aspecto econômico, criar um organismo social e ter uma representação que falasse em nome do bloco", disse Fier.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos