Milícias curdas tomam primeiros edifícios dentro de Al Raqqa, na Síria

Beirute, 6 jun (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança liderada por milícias curdas que conta com apoio dos Estados Unidos, tomaram nesta terça-feira o controle dos primeiros edifícios na cidade de Al Raqqa, o principal reduto do Estado Islâmico (EI) na Síria, onde conseguiram entrar pelo lado leste, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

As FSD entraram em vários imóveis nos arredores do bairro de Al Meshlab, no leste da cidade e que foi esvaziado pelo EI nos últimos dias.

A aliança armada apoiada pelas forças especiais dos EUA no terreno e por aviões da coalizão internacional anunciou nesta terça-feira o início de sua ofensiva contra Al Raqqa, cidade que é considerada a capital do "califado" autoproclamado pelo EI na Síria e no Iraque no final de junho de 2014.

O OSDH acrescentou que também há enfrentamentos entre as FSD e o EI na zona norte da cidade, concretamente na antiga base da Divisão 17, que é controlada pelo EI, e na oeste, onde a aliança tenta progredir para entrar no centro de Al Raqqa.

As FSD desenvolvem desde 6 de novembro a ofensiva a "Ira do Eufrates "contra o EI na província da Al Raqqa.

Essas milícias são um conjunto de grupos armados curdos, árabes, assírios (um grupo étnico cristão) e circassianos, entre outros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos