Vulcão de Fogo da Guatemala lança cinzas a 4.700 metros após erupção

Cidade da Guatemala, 6 jun (EFE).- O Vulcão de Fogo da Guatemala está lançando nesta terça-feira cinzas a 4.700 metros de altitude após entrar em erupção pela quinta vez em 2017, informou uma fonte oficial.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) da Guatemala reportou hoje que o vulcão teve uma erupção de poucas horas que deixou como remanescente dois fluxos de lava rumo às encostas de Santa Teresa e Cenizas com longitudes de dois e três quilômetros, respectivamente.

Além disso, segundo o Insivumeh, é possível observar hoje explosões moderadas com colunas de cinza a 4.700 metros sobre o nível do mar, que se deslocam rumo a oeste e noroeste a uma distância de 15 quilômetros.

O Insivumeh recomendou à Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) que fique atenta à atividade da montanha que fica cerca de 50 quilômetros a oeste da capital da Guatemala, já que, por ser uma época chuvosa, foram registrados lahares - movimentos de terras típicos de regiões com atividade vulcânica - durante a tarde e à noite no rio Pantaleón.

O órgão de monitoramento vulcânico e sísmico também recomendou à Direção Geral de Aviação Civil tomar precauções com o tráfego aéreo devido à suspensão de cinza no ambiente e no complexo vulcânico.

De acordo com o Insivumeh, desde a semana passada a atividade no Vulcão de Fogo, um dos maciços mais ativos entre os 32 que a Guatemala possui, aumentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos