Merkel acredita que após eleições no R.Unido negociação do Brexit será rápida

Berlim, 7 jun (EFE). - A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que acredita que as negociações entre o governo em Londres e a União Europeia para o Brexit começarão rapidamente, independentemente de quem vença as eleições gerais de amanhã no Reino Unido.

"Não vou me antecipar a essas eleições. Partimos da base que as negociações seguirão as linhas que (primeira-ministra britânica) Theresa May nos enviou", disse a chanceler, perguntada sobre o tema em um pronunciamento ao lado primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, para acrescentar que a decisão a respeito compete exclusivamente aos cidadãos britânicos e lembrando que a União Europeia já tomou a sua decisão sobre a base desse documento.

Merkel se mostrou convencida que as negociações para materializar essa saída serão iniciadas em breve, de acordo aos prazos previstos e depois que o governo britânico ativou, em 29 de março, o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regula a saída de um Estado-membro do bloco.

"O governo alemão tem por costume não comentar processos eleitorais de países amigos", tinha advertido, por sua vez, o porta-voz do governo, Steffen Seibert, em comparecimento de rotina perante os jornalistas ao ser perguntado sobre a mesma questão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos