Presidente chinês segue para Cazaquistão onde participará da cúpula da OCS

Pequim, 7 jun (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, deixou seu país nesta quarta-feira, com destino ao Cazaquistão, onde participará da XVII cúpula de líderes da Organização para a Cooperação de Xangai (OCS), que admitirá a Índia e Paquistão neste organismo de integração regional em assuntos militares e de segurança.

Xi, que visita o Cazaquistão pela terceira vez como presidente, vai participar da cúpula em Astana, amanhã e no dia seguinte. Já no próximo sábado, estará na inauguração da Exposição Internacional 2017, também na capital cazaque e dedicada nesta edição às novas energias.

O presidente chinês, com a sua visita, estreitar laços com o Cazaquistão, importante país nos projetos de investimento internacional que a China enquadra no plano das Novas Rotas da Seda, para além de fortalecer a integração regional em uma organização, a OCS.

"Queremos aumentar o apoio mútuo dentro da OCS para o combate do extremismo e a cooperação na luta contra o terrorismo, as drogas, além das defesas das fronteiras", disse o ministro assistente das Relações Exteriores para a Europa e a Ásia Central, Li Huilai.

Apesar da limitada presença internacional da OCS nos últimos anos, Li afirmou que a chegada da Índia e Paquistão na organização criada em 2011 será um impulso para representar a países que já somam mais da metade da população mundial.

"A OCS vai reforçar sua contribuição benéfica aos países membros, e contribuirá para a estabilidade e a prosperidade regional", disse Li.

A viagem também apresenta uma agenda bilateral para Xi que incluirá uma reunião com o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev e a assinatura de vários acordos de cooperação mútua.

A OCS, criada em 2001, é um organismo dedicado principalmente à cooperação em matéria de segurança que até agora reunia a China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos