Comey decidiu vazar conteúdo de conversas com Trump após ameaça de gravações

Washington, 8 jun (EFE).- O ex-diretor do FBI James Comey afirmou nesta quinta-feira que repassou à imprensa, através de um amigo, o conteúdo de suas anotações sobre os encontros realizados com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o republicano ter ameaçado no Twitter publicar "fitas" com os diálogos gravados.

Em um esperado depoimento no Comitê de Inteligência do Senado para detalhar os eventos que levaram a sua demissão, Comey afirmou que repassou seus memorandos a um amigo, um professor de Direito da Universidade de Columbia, ao ver um tweet de Trump em 12 de maio.

"É melhor James Comey esperar que não haja fitas das nossas conversas antes de começar a fazer vazamentos à imprensa", escreveu o presidente republicano na mensagem, sugerindo que os diálogos entre os dois na Casa Branca tinham sido gravados.

Ao ver o tweet, Comey percebeu que sua versão sobre os cinco diálogos - dois deles por telefone - poderia ser corroborada. Então, o ex-diretor do FBI decidiu enviar as anotações que tinha feito ao amigo, que então repassou as informações a jornalistas.

Para reiterar sua confiança na sua versão dos fatos, Comey brincou: "Meu Deus, espero que essas fitas existam".

Segundo o depoimento do ex-diretor do FBI, Trump pediu que ele dispersasse a "nuvem" gerada pela investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições e a possível coordenação de membros da campanha do então candidato republicano com representantes do Kremlin.

Comey explicou que fez o vazamento ao "The Washington Post" como um cidadão comum e que não decidiu falar diretamente com a imprensa porque pensou que seria como "alimentar gaivotas na praia".

Em uma das anotações vazadas por Comey, Trump diz ao ex-diretor do FBI que "espera" que ele abandonasse a investigação sobre o ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn, que renunciou ao cargo pelos contatos com a Rússia, um fato que pode ser interpretado como uma tentativa de obstrução à Justiça.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos