Comey se nega a classificar ordens de Trump como obstrução à Justiça

Washington, 8 jun (EFE).- O ex-diretor do FBI James Comey se recusou a afirmar nesta quinta-feira que as ordens dadas a ele pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se configuram como obstrução à Justiça, apesar de considerá-las "perturbadoras e preocupantes".

Em audiência no Comitê de Inteligência do Senado, Comey deixou nas mãos do procurador especial para a investigação da possível interferência da Rússia nas eleições de 2016, Robert Mueller, determinar se Trump incorreu em alguma ilegalidade ao exigir "lealdade" do ex-diretor do FBI ou pedir que "deixasse de lado" o caso sobre o ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn.

"Não me cabe determinar se o presidente estava tentando obstruir a Justiça. Tenho certeza que Mueller está investigando a atitude do presidente nesse sentido", disse Comey no depoimento.

O delito de obstrução à Justiça pode ser usado para abrir um processo de impeachment de Trump, algo que já é defendido por alguns congressistas e senadores da oposição democrata.

O ex-chefe do FBI afirmou que as investigações no Senado sobre a interferência russa nas eleições podem coexistir com as conduzidas por Mueller, antecessor de Comey no próprio FBI.

Além disso, Comey disse que Trump não pediu diretamente que ele interrompesse as investigações sobre a ingerência do Kremlin nas eleições de 2016. No entanto, o ex-diretor do FBI disse não ter "nenhuma dúvida" de que a Rússia foi responsável pelos ataques de hackers ao Partido Democrata para prejudicar Hillary Clinton.

Comey explicou aos senadores que o FBI identificou o primeiro ataque cibernético dos russos no fim do verão de 2015, no qual foram afetados "centenas ou milhares" de indivíduos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos