Corbyn afirma que trabalhistas mudaram "panorama" da política britânica

Londres, 9 jun (EFE).- O líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, afirmou nesta sexta-feira (data local) que sua legenda mudou o "panorama da política britânica" após as eleições de ontem, nas quais, segundo as pesquisas, nenhuma formação alcançará a maioria absoluta.

Em um comunicado divulgado hoje, Corbyn agradeceu aos militantes da seu partido pelo sucesso da campanha eleitoral, na qual conseguiram diminuir a distância para os conservadores, ao reduzi-la de quase 20 pontos de diferença para um ou dois.

"Queria agradecer a todos os nossos integrantes e os que nos ajudaram, que trabalharam tão duro nesta campanha, tanto batendo nas portas quanto nas redes sociais, e a todos os que votaram em nosso programa eleitoral", declarou o líder trabalhista.

O plano dos trabalhistas, segundo acrescentou o político de esquerda, "oferece uma mudança real para o nosso país. Qualquer que seja o resultado, já mudamos o panorama da política britânica".

Pouco antes, a porta-voz de Relações Exteriores do Partido Trabalhista, Emily Thornberry, tinha indicado que sua legenda estaria disposta a formar um governo britânico em minoria se nenhuma formação alcançar a maioria absoluta.

"Parece que poderemos formar o próximo governo", declarou ela nesta quinta-feira à rede de televisão "BBC".

Thornberry disse ainda que os trabalhistas podem apresentar um programa de governo e uma proposta de orçamento, e pediriam que fossem apoiados por outras legendas, mas sem coalizão.

Segundo uma pesquisa de boca de urna feita pelas emissoras "BBC', "ITV" e "Sky", o Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, conseguirá 314 cadeiras, 17 a menos que as que tinha quando a Câmara foi dissolvida, em maio. Já os trabalhistas ganhariam 34, chegando a 266.

Para obter a maioria absoluta, é preciso ter 326 das 650 cadeiras da câmara baixa do parlamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos