Topo

Jeremy Corbyn diz que Theresa May perdeu mandato e pede que ela "vá embora"

08/06/2017 23h47

Londres, 9 jun (EFE).- O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, afirmou nesta sexta-feira (data local) que a primeira-ministra, a conservadora Theresa May, perdeu o mandato que esperava obter nas eleições antecipadas convocadas em abril e pediu que ela "saia" abrindo assim caminho para outro governo.

"A primeira-ministra convocou estas eleições, pois ela queria um mandato. O que obteve foi a perda de cadeiras para os conservadores, perda de votos e perda de confiança", disse Corbyn, após revalidar sua cadeira na circunscrição de Islington North, em Londres.

"Eu acho que isso é suficiente para que ela se vá", disse o líder trabalhista, que obteve 73% dos votos na sua circunscrição.

De acordo com as pesquisas de boca de urna divulgadas por três emissoras britânicas após o fechamento dos colégios eleitorais, o Partido Conservador obteria 314 cadeiras no Parlamento e não manteria a maioria absoluta que tinha até agora.

Com 364 das 650 circunscrições apuradas, os conservadores somam 153 cadeiras, três a menos que nas últimas eleições, enquanto que os trabalhistas estão com 165, 15 a mais que nas gerais de 2015.

Aguardando que continue avançando a apuração durante a madrugada, Corbyn considerou que os resultados são suficientes para que Theresa May "dê passagem para um governo que realmente represente todas as pessoas do país".